Saúde mental de indígenas vira tema em livro da Fiocruz, que tem capítulo em português e guarani

O Globo - https://oglobo.globo.com/ - 29/02/2024
Saúde mental de indígenas vira tema em livro da Fiocruz, que tem capítulo em português e guarani
Guia Alimentação: pesquisadores descobriram que a comida tem forte influência sobre a saúde física, mental, emocional e espiritual dos indígenas

Ana Claudia Guimarães

29/02/2024

Uma equipe da Fiocruz acompanhou durante um ano um time do SUS em aldeias indígenas. A experiência sai no livro "Fiocruz é SUS: rodas de saberes, práticas compartilhadas", a ser lançado pela Plataforma IdeiaSUS da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nessa publicação, veja que interessante, há um capítulo inteiro sobre saúde mental dos povos indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul (Dsei Isul) do Polo Base de Araquari, em Santa Catarina. Esse trecho do livro foi traduzido para o Guarani pela comunidade da Aldeia Tarumã e estudantes da Escola Indígena de Ensino Fundamental Tupã Poty Nheé, que tem 664 indígenas de 12 aldeias.

Segundo este trecho do livro, as equipes entenderam que a alimentação, por exemplo, tem forte influência sobre a saúde física, mental, emocional e espiritual dos indígenas. Foi explicado à equipe de curadores da Fiocruz, por exemplo, que se determinado alimento for ingerido em fase de vida específica, como no período gestacional ou puerperal, pode ser determinante de adoecimento psíquico. O capítulo sobre esta experiência foi traduzido para o Guarani pela própria comunidade da Aldeia Tarumã e estudantes da Escola Indígena de Ensino Fundamental Tupã Poty Nheé. Ao todo, a comunidade é formada por 664 indígenas de 12 aldeias.

De forma inédita, os pesquisadores e os indígenas criaram um guia alimentar, trazendo os costumes e as tradições Guarani. O processo de elaboração do Cardápio Alimentar Guarani considerou, especialmente, a sua inclusão em ambientes hospitalares da região de saúde do Dsei Isul.

https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2024/02/saude-mental-de-indigenas-vira-tema-em-livro-da-fiocruz-que-tem-capitulo-em-portugues-e-guarani.ghtml
Índios:Saúde

Related Protected Areas:

  • TI Tarumã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.