Mostra homenageia Isac Tembé, jovem liderança morta no Pará, e denuncia a violência contra povos indígenas

G1 - https://g1.globo.com/ - 06/11/2025
Mostra homenageia Isac Tembé, jovem liderança morta no Pará, e denuncia a violência contra povos indígenas
Mostra reúne fotos, acervo pessoal e cantos tradicionais para relembrar o jovem líder Tembé assassinado em 2021. Espaço também reúne arte de mais de 80 povos da Amazônia.

A Casa Ikeuara da Amazônia, em Belém, inaugura neste sábado (8) uma exposição em homenagem a Isac Tembé (Kamarar), jovem professor e liderança indígena do povo Tembé-Tenetehara, assassinado em 2021 na Terra Indígena Alto Rio Guamá, nordeste do Pará. A mostra reúne fotografias, peças do acervo pessoal, como cocar, arco e flecha, textos e um áudio de canto tradicional Tembé, em um tributo que transforma memória em denúncia.

"Essa exposição é para fazer referência aos vários casos na Amazônia de violência contra povos indígenas, ativistas que não têm resolução na Justiça", explica a curadora e liderança indígena Nice Tupinambá, idealizadora da Casa Ikeuara.


Isac Tembé era reconhecido como uma das vozes mais jovens na defesa do território e da cultura Tenetehara. Sua morte, durante uma operação policial em 2021, teve ampla repercussão nacional e foi denunciada por organizações como a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) como exemplo da escalada de violência contra lideranças indígenas na Amazônia. O caso segue sem desfecho judicial.

A mostra propõe um espaço de reflexão sobre a luta dos povos originários por justiça e dignidade, aproximando o visitante do universo simbólico de Isac. O canto tradicional, os objetos de uso pessoal e as imagens expostas contam uma história de resistência e pertencimento.

Toré Especial COP30
A abertura da exposição integra o Toré Especial COP30 e inaugura a segunda galeria de arte da Casa Ikeuara, ampliando o diálogo com artistas e coletivos da Amazônia. O evento conta com grafismo corporal, novas artes e peças de mais de 80 povos da Amazônia, como biojoias, roupas, cerâmicas, artigos de decoração e arte tradicional em exposição na loja colaborativa, que agora conta com a parceria do COOBAY - Floresta Protegida e Instituto Raoni.

A programação cultural reúne os DJs Dinho Tupinambá e Pedrita, além de culinária ancestral. Em novembro, todas as quintas a casa realiza edições do Toré - encontro cultural que mistura tradição, identidade e música regional (guitarrada, brega e carimbó) com artistas locais e indígenas.

Primeiro espaço permanente de arte e cultura de Belém liderado por indígenas, a Casa Ikeuara fortalece o empreendedorismo e a visibilidade dos povos da floresta. O espaço mantém também uma mostra permanente dedicada a Tuíre Kayapó, símbolo histórico da resistência indígena. No mês de novembro, a casa funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/11/06/mostra-homenageia-isac-tembe-jovem-lideranca-morto-no-para-e-denuncia-a-violencia-contra-povos-indigenas.ghtml
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Alto Rio Guamá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.