Nota de pesar pelo falecimento de Gelson José Martins, liderança Ingarikó

Instituto Socioambiental - https://www.socioambiental.org/noticias-socioambientais/nota-de-pesar-pel - 31/07/2025
Nota de pesar pelo falecimento de Gelson José Martins, liderança Ingarikó
Gelson deixa um legado marcado pelo diálogo e por uma incansável luta pelos direitos indígenas em Roraima

Quinta-feira, 31 de Julho de 2025 às 15:20

É com imenso pesar que o Instituto Socioambiental (ISA) recebe a notícia do falecimento de Gelson José Martins, liderança referência do povo Ingarikó.

Nascido na Serra do Sol, na década de 1970, Gelson dedicou sua vida à defesa de seu território e de sua cultura. Como presidente do Conselho do Povo Ingarikó e Tuxaua da Serra do Sol, sua liderança foi marcada pelo diálogo e por uma incansável luta pelos direitos indígenas.

Sua atuação foi decisiva na construção do Plano de Gestão do território Ingarikó e do Plano de Manejo do Parque Nacional do Monte Roraima, auxiliando na construção de ferramentas inovadores de gestão compartilhada.

Gelson deixa um legado de coragem, resistência e amor pela terra, que continuará a inspirar a todos que o conheceram. Sua partida representa uma enorme e irreparável perda para o movimento indígena de Roraima.

Em nota oficial, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) prestou condolências à família e à comunidade Ingarikó, valorizando o legado de liderança e resistência de Gelson.

O ISA se solidariza com a família, amigos e com todo o povo Ingarikó neste momento de dor e perda.

https://www.socioambiental.org/noticias-socioambientais/nota-de-pesar-pelo-falecimento-de-gelson-jose-martins-lideranca-ingariko
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.