O Fundo Indígena Rutî do Conselho Indígena de Roraima (CIR), realizou, entre os dias 03 e 06 de fevereiro de 2026, visitas técnicas in loco às terras indígenas Wai Wai e Trombetas Mapuera, pertencentes ao povo Wai Wai. A ação faz parte da estratégia do Fundo de acompanhamento direto das comunidades contempladas e de fortalecimento das atividades produtivas desenvolvidas nos territórios.
Durante a agenda, a equipe técnica do Fundo Indígena Rutî, composta pelo Assistente de Monitoramento, Romeson Viriato Makuxi, e pelo Engenheiro Agrônomo, Geraldo Way Way, percorreu as comunidades de Anauá, na Terra Indígena Wai Wai, e Yoowu e Samaúma, ambas na Terra Indígena Trombetas Mapuera. Na ocasião, dialogaram com lideranças locais e produtores indígenas, além de observar as dinâmicas de produção e a organização comunitária.
De acordo com o assistente de monitoramento Romeson, "o Fundo Indígena Rutî oferece apoio e assistência técnica aos projetos contemplados nas comunidades, com o objetivo de otimizar e potencializar suas produções e criações, sempre observando a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade das atividades", explicou.
O principal objetivo das visitas foi a coleta de informações relacionadas ao manejo da produção, à logística de transporte e aos desafios operacionais enfrentados pelas comunidades beneficiadas com recursos do Fundo Rutî. Segundo a equipe, "esse levantamento é essencial para que possamos construir soluções mais eficientes, respeitando a realidade local e o modo de vida do povo Wai Wai".
As informações obtidas servirão de base para o desenvolvimento de um plano de ação e monitoramento, voltado à otimização dos recursos disponíveis, ao aumento da eficiência produtiva e ao aprimoramento das práticas já adotadas.
As visitas técnicas estão em andamento e abrangem todos os projetos que foram contemplados pelo primeiro edital do Fundo Indígena Rutî.
Índios:Terras/Demarcação
Related Protected Areas:
- TI WaiWái
- TI Trombetas/Mapuera
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.