Fundo Amazônia destina R$ 33,6 milhões para proteção territorial de 13 terras indígenas do Acre

Funai - https://www.gov.br - 06/11/2023
Publicado em 06/11/2023 11h33 Atualizado em 06/11/2023 11h36

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) marcou presença no sábado (04) no evento de assinatura do contrato de R$ 33,6 milhões do Fundo Amazônia para o projeto Gestão Territorial da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), no Acre. O contrato foi assinado na Terra Indígena Poyanawa, em Mâncio Lima (AC).

A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, participou da solenidade ao lado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e da diretora Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, bem como do coordenador-geral da OPIRJ, Francisco Piyãko.

O projeto Gestão Territorial OPIRJ é um desdobramento do Projeto Alto Juruá, o primeiro do Fundo Amazônia contratado diretamente com uma organização indígena, a Apiwtxa - Associação Ashaninka do Rio Amônia. Para enfrentar o agravamento das pressões por desmatamento no Acre, na região de fronteira com o Peru, o projeto Gestão Territorial OPIRJ irá dar escala regional às estratégias de proteção territorial implementadas no projeto Alto Juruá, com atuação em rede, de forma coordenada.

O projeto está estruturado em 4 componentes. O primeiro é o fortalecimento institucional, que vai permitir a execução de uma estratégia integrada para enfrentar as pressões no território. No segundo componente o projeto vai implementar um conjunto de ações de gestão territorial e ambiental para proteger e preservar a floresta. O terceiro componente apoia atividades produtivas sustentáveis, mas com o foco na segurança alimentar, e na sustentabilidade dos modos de vida tradicionais. Já o últmo componente é a valorização da cultura e das tradições indígenas.

As TIs correspondem a 23% da área da Amazônia, mas nelas ocorre somente 2% do desmatamento. Dessa forma, o apoio a projetos da agenda indígena é de fundamental importância, tendo em vista que os indígenas atuam como efetivos protetores da floresta.

Assessoria de Comunicação | Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/fundo-amazonia-destina-r-33-6-milhoes-para-protecao-territorial-de-13-terras-indigenas-do-acre
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Poyanawa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.