Jornalistas canadenses e família de indígenas Guarani Kaiowá são alvos de pistoleiros em MS

Folha de dourados - https://www.folhadedourados.com.br - 23/11/2023
09:12 - 23/11/2023

Mariana Rocha, de Dourados -

A Grande Assembleia Aty Guasu está acontecendo no município de Caarapó, na região sul de Mato Grosso do Sul, e a Folha de Dourados foi informada sobre caso de violência e possivelmente, cárcere privado, envolvendo indígenas da etnia Guarani Kaiowá, um jornalista canadense, sua esposa e outro profissional da imprensa que estão na região para cobrir o evento indígena.

Uma família Guarani Kaiowá ainda segue refém de pistoleiros de fazenda que fica no município de Iguatemi. Segundo informações levantadas pela Folha de Dourados, o pai, a mãe grávida de 7 meses e duas crianças estão sob custódia e, durante a madrugada desta quinta-feira (23), autoridades mobilizaram esforços para intervir na situação.

Membros da Defensoria Pública da União (DPU), da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) e da Polícia Institucional do MPU acionaram a Polícia Federal para intervir e, segundo relatos de pessoas que acompanham as intermediações, também houve tentativas de acionar a Força Nacional, mas não há informações sobre a devolutiva.

O jornalista canadense, sua esposa e outro jornalista que estava com eles foram vítimas de agressões por parte de pistoleiros, mas conseguiram escapar de fazenda em Iguatemi e buscaram ajuda na cidade de Amambai.

Ainda não há informações sobre a família e lideranças temem que tenham sido agredidos ou executados.

https://www.folhadedourados.com.br/jornalistas-canadenses-e-familia-de-indigenas-guarani-kaiowa-sao-alvos-de-pistoleiros-em-ms/
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Iguatemipeguá I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.