Falta de demarcação de território indígena na Bahia provoca tensão entre agricultores e líderes indígenas

G1 JN - g1.globo.com/ - 03/01/2022
O território indígena Tupinambá de Olivença foi reconhecido e delimitado pela Funai em 2009. Mas até hoje não foi demarcado. Indígenas e agricultores relatam casos de violência nos dois lados.

Por Jornal Nacional
03/01/2022 22h37 Atualizado há um ano

A falta de demarcação de um território indígena na Bahia está provocando muita tensão entre pequenos agricultores locais e líderes indígenas.

O território indígena tupinambá em Olivença, no sul da Bahia, foi reconhecido e delimitado pela Funai em 2009, durante o governo Lula. Mas 11 anos depois, ainda aguarda demarcação. É uma área de mais de 47 mil hectares, entre os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, onde estão 23 aldeias.

Uma delas é Serra do Padeiro, onde vivem 220 famílias. Glicéria Tupinambá, mais conhecida como Célia, mora na aldeia e é uma das mais ativas líderes indígenas do Brasil. Célia conta que, em novembro do ano passado, o carro em que estava com duas sobrinhas e o filho foi fechado por outro veículo na rodovia federal BR 101.


"A gente pensou que ia ter uma colisão, ia bater. Aí, de repente, ele vira o carro e entra numa rua assim que a gente não sabia. Ficamos soltas na pista e as meninas tentando frear. Com certeza foi intencional", afirma Célia.

O carro suspeito foi encontrado abandonado pouco depois. Ainda não se sabe quem é o dono.

O episódio na estrada envolvendo a líder Célia Tupinambá faz parte de uma rotina de medo e violência que se arrasta desde 2009 nessa região. Naquela época, os tupinambás começaram a ocupar propriedades rurais, localizadas dentro do território delimitado pela Funai. A maior parte é de fazendas de cacau e de outras frutas. Os fazendeiros tiveram que deixar as terras.

A associação dos agricultores da região contesta na Justiça Federal o relatório da Funai que reconheceu as terras como tupinambás.

"Eles não tinham aldeias, eles não falam o idioma tupi. Então, não existe nenhuma característica de uma comunidade tradicional", declara Edgar de Siqueira, diretor da Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema.

A associação dos agricultores afirma que pelo menos dois produtores rurais foram mortos por indígenas nos últimos anos. E diz que é contra qualquer tipo de agressão na disputa pela área.


"A associação ela é taxativamente a favor de toda e qualquer apuração sobre violência na região. Nós não compactuamos e não recomendamos nenhum tipo de violência para com ninguém", destaca Abiel Santos, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema.

Mas os casos de violência são relatados dos dois lados. Os agricultores dizem que muitos foram expulsos pelos indígenas.

"Essas propriedades eram ou são a vida dessas pessoas, eram suas residências, moravam lá, e na hora que estavam dormindo, eles arrombaram as portas. Então, é um prejuízo que não dá para calcular", acrescenta Abiel dos Santos.
Os indígenas também citam agressões e mortes. O cacique Babau já denunciou vários atentados. Entre eles a morte de 21 pessoas dentro do território tupinambá, em 2015. Atualmente, 54 líderes indígenas na Bahia estão incluídos num programa de proteção da Secretaria Estadual de Justiça. Mas o cacique Babau afirma que a proteção não é suficiente.

"Eu pago pela minha segurança. Nós estamos num programa de proteção, onde tudo isso aconteceu. Nós falamos e ninguém apareceu", diz o cacique.

Valdenísio dos Cantos, o cacique Val, é um dos incluídos no programa de proteção. Ele disputa a posse de uma área litorânea do território tupinambá com uma empresa do ramo imobiliário. Segundo Val, um grupo de homens que estaria a serviço da empresa ameaçou indígenas e derrubou casas em construção em agosto do ano passado.

"Não tem um mandado judicial, de reintegração de posse e nenhum documento judicial para que venha caracterizar ordem da Justiça para a retirada dos índios daqui", critica o cacique.

A disputa pela terra está parada aguardando o fim da pandemia. Em maio de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a suspensão de todos os processos de demarcação e pedidos de reintegração de terras indígenas por causa do coronavírus. Mas, em dezembro de 2020, a juíza federal da Bahia, Letícia Danieli, concedeu uma liminar de reintegração de posse à empresa. A liminar foi derrubada em março do ano passado pelo STF.

O delegado responsável pelas investigações não gravou entrevista. Ele informou que a Polícia Federal já ouviu no inquérito sete índios que teriam sido ameaçados ou sofrido prejuízos com a destruição das casas em construção. A PF também já tem o depoimento do homem apontado pelos tupinambás como o cabeça do grupo que estaria coagindo os indígenas da aldeia.


Em nota, a Ilhéus Empreendimentos afirma que há 37 anos é dona da área de 616 mil hectares, onde fez um loteamento. A Ilhéus Empreendimentos também nega as denúncias de violência. Diz que age dentro da lei, respeitando as pessoas.

Para o movimento dos povos indígenas, a demora de 11 anos na demarcação das terras por parte do governo federal contribui para o clima de insegurança.

"É uma nova estratégia dos latifundiários e dos grandes empresários, que não querem que a gente tenha nossa terra demarcada, de articular ou permitir ou criar clima para que o crime organizado possa atuar dentro dos nossos povos", denuncia o líder indígena Agnaldo Pataxó.
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia afirmou que as escoltas policias ocorrem de forma recorrente, mas que algumas pessoas do programa de proteção recusam o serviço. A secretaria afirmou que instalou câmeras de monitoramento na Serra do Padeiro e que ofereceu orientação e acompanhamento nos inquéritos.

O Ministério da Justiça afirmou que os questionamentos deveriam ser encaminhados para a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A Funai declarou que aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre as demarcações e reintegração de posse, que essa indefinição resulta em insegurança jurídica e que acompanha os casos por meio das unidades descentralizadas.


https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/01/03/falta-de-demarcacao-de-territorio-indigena-na-bahia-provoca-tensao-entre-agricultores-e-lideres-indigenas.ghtml
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Tupinambá de Olivença
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.