Manejo sustentável recupera produção de açaí na Terra Indígena Alto Rio Guamá

Pará Terra Boa - https://www.paraterraboa.com - 30/01/2024
Indígenas da etnia Tembé encontraram no manejo uma solução para aumentar a produtividade dos açaizais. A experiência vem sendo desenvolvida na Terra Indígena (TI) Alto Rio Guamá, que fica no nordeste paraense. No território, o extrativismo tem um papel importante tanto para a segurança alimentar quanto para a economia, porém a atividade estava prejudicada por uma queda brusca de produção.

A população das três aldeias da TI, que passa pelos municípios de Santa Luzia do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas, relatou a redução pela metade da produção de açaí, que chegou a 500 latas por dia na safra de 2021. Para recuperar a produtividade, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) implantou um projeto de manejo de mínimo impacto.

"Quando você entra dentro de um açaizal, você encontra um ecossistema totalmente povoado. A primeira intervenção do manejo é a retirada do mato e do cipó, que estão usando aquele solo, os nutrientes, a água e a luminosidade disputando com os açaizeiros. Depois, nós vamos selecionar esses indivíduos para que haja um ganho de mata necessária para que o açaizeiro possa produzir e aumentar a sua produtividade de forma gradativa", explicou o engenheiro agrônomo e responsável pelo projeto, Eliezo Pinheiro, em entrevista à Radioagência Nacional.

Nesse processo, os Tembé tiveram um papel ativo selecionando as palmeiras com base em critérios como valor econômico, tradição cultural e importância medicinal. Os pés de açaí que continuaram são cuidados para que atinjam, no máximo, 10 metros de altura, o que diminui o risco de quedas e outros acidentes durante a coleta.

"O primeiro passo é cessar esse processo de queda de produtividade com as intervenções de manejo e gradativamente, no decorrer dos anos, aumentarmos a produção. Nós podemos chegar inclusive, a partir do oitavo ano de manejo, a quintuplicar a produtividade" destaca Eliezo.

Os bons resultados na TI Alto Rio Guamá inspiraram a Funai a visitar mais aldeias da regão com o objetivo de replicar o projeto em novos territórios. A ideia é que o trabalho tenha um impacto positivo no aumento da segurança alimentar e no escoamento da produção indígena.

https://www.paraterraboa.com/agricultura/manejo-sustentavel-recupera-producao-de-acai-na-terra-indigena-alto-rio-guama/
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Alto Rio Guamá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.