Lideranças indígenas participam de encontro com a diretoria de Itaipu

H2Foz - https://www.h2foz.com.br - 08/02/2024
Em pauta, a discussão de mecanismos de compensação aos povos originários impactados pelas obras da usina no Oeste do Paraná.

Escrito Por Guilherme Wojciechowski Publicado em 8 de fevereiro de 2024 - 10h46 Atualizado em 8 de fevereiro de 2024 - 10h46

Lideranças indígenas do Oeste do Paraná participaram, na última terça-feira (6), de uma reunião com o diretor-jurídico brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Delazari, no Centro Executivo da Vila A, em Foz do Iguaçu.

Compareceram ao encontro, qualificado como histórico pela assessoria da binacional, representantes das aldeias Yhovy, de Guaíra; Curva Guarani, de Santa Helena; e Ocoy, de São Miguel do Iguaçu.

Estiveram presentes, ainda, o advogado dos indígenas, Carlos Marés; a equipe da Diretoria Jurídica de Itaipu; e o gestor dos Programas de Sustentabilidade Indígena da binacional no Brasil, Paulo Porto.

"Para os participantes, o encontro significou um marco histórico, em que a instituição reconheceu oficialmente a presença de comunidades indígenas nas terras que foram alagadas pela formação da usina", informa Itaipu em material enviado à imprensa.

Recentemente, o ministro Edson Fachin, do Superior Tribunal Federal (STF), proferiu decisão na qual pede que as partes procurem uma solução pacífica para a questão dos territórios indígenas no Oeste do Paraná.

No encontro de terça-feira, ficou definido que Itaipu desenvolverá, em um primeiro momento, um projeto que será analisado pelos representantes indígenas. Posteriormente, haverá a aquisição de propriedades que serão destinadas aos povos.

Carlos Marés, advogado que participou da reunião, avaliou a conversação como o início de uma conciliação.

"Esse diálogo de Itaipu com o povo guarani tem um significado muito grande e histórico. Daqui para frente, as reparações, tanto as territoriais quanto de apoio, de reconhecimento do povo e de melhoria das conexões de vida, poderão ser resolvidas", apontou.

(Com informações de Itaipu Binacional)

https://www.h2foz.com.br/regiao/liderancas-indigenas-encontro-itaipu/
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Tekohá Guasu Guavira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.