Ministério autoriza vacinação em massa nas aldeias após articulação de Geraldo Resende

Dourados News - https://www.douradosnews.com.br - 15/02/2024
15 fevereiro 2024 - 10h53Por Da Redação

Da mesma forma que a população urbana de Dourados, as comunidades das aldeias Bororó e Jaguapiru no município, vão receber a vacinação em massa contra a dengue, a partir desta quinta-feira (15). Na primeira semana de retorno dos trabalhos legislativos, o deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) esteve na Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, fazendo essa solicitação ao secretário Ricardo Weibe Tapeba, e obteve a garantia de que todas as providências burocráticas seriam tomadas para viabilizar o pedido.

Nesta quinta-feira, por meio de ofício, a diretoria Programa Nacional de Imunização (PNI) autorizou a comunidade indígena douradense a receber a vacina Qdenga e encaminhou o documento ao gabinete da SESAI, honrando compromisso feito com o deputado Geraldo Resende.

Desta forma, nesta quinta-feira, as equipes de saúde serão acionadas para começar a vacinação de toda a comunidade douradense.

"É uma vitória na saúde pública para milhares de indígenas que aguardam ansiosamente para serem imunizados. Não podíamos permitir que essa população ficasse desprotegida. Sabemos que os hospitais e postos de saúde estão lotados e precisamos rapidamente que todos os indígenas sejam também vacinados contra essa epidemia terrível", disse o deputado Geraldo.

Inclusão no PNI

Em dezembro do ano passado, o deputado federal Geraldo Resende apresentou indicação ao governo federal, sugerindo à ministra Nísia Trindade (Saúde) a inclusão da vacina contra a dengue no Programa Nacional de Imunizações (PNI), para garantir o acesso amplo e igualitário à imunização contra uma doença que afeta milhões de brasileiros.

No mesmo mês, o Ministério da Saúde resolveu incorporar a vacina anunciando a imunização em todo o território nacional. Na oportunidade, definiu que o início da campanha seria neste mês fevereiro e sua realizada por etapas.

O município de Dourados, no entanto, é o único município brasileiro a disponibilizar a vacina para toda população na faixa de 4 a 59 anos.

A iniciativa faz parte de um projeto da indústria farmacêutica com o município de Dourados e com o pesquisador e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Julio Croda. O objetivo é avaliar o impacto da vacinação em massa em determinada localidade. A iniciativa não tem ligação com a campanha do Ministério da Saúde.

A expectativa é imunizar cerca de 150 mil pessoas com as duas doses previstas no esquema vacinal. A parceria da prefeitura de Dourados com o laboratório Takeda foi firmada no início de dezembro - três semanas antes do Ministério da Saúde anunciar que a Qdenga seria incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A imunização da comunidade urbana já vem sendo feita há várias semanas, porém, as populações indígenas somente serão contempladas a partir de sexta-feira próxima, depois de interlocuções do deputado Geraldo Resende junto ao Ministério da Saúde e à Prefeitura de Dourados.

https://www.douradosnews.com.br/dourados/ministerio-autoriza-vacinacao-em-massa-nas-aldeias-apos-articulacao-de/1228276/
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.