Funai participa da Assembleia dos Povos Indígenas da União do Território Waiamu, na TI Kaxuyana Tunayana, em Oriximiná (PA)

Funai - https://www.gov.br - 05/03/2024
AFundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou na segunda-feira (04) da Grande Assembleia da União do Território Wayamu, na Terra Indígena (TI) Kaxuyana Tunayana, em Oriximiná (PA). A presidenta-substituta da Funai, Lucia Alberta, esteve presente ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e da secretária estadual dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé. O encontro ocorre anualmente para debater temas relacionados à proteção territorial, como a implementação do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), construído pelos povos indígenas da região.

As autoridades dialogaram com as lideranças sobre as demandas do território e a demarcação das terras, mostrando o trabalho que vem sendo realizado pelo ministério e pela Fundação. A presidenta-substituta da Funai apresentou os desafios enfrentados na atual gestão e reforçou os objetivos integrados entre os órgãos do governo federal.

"Na Funai nós temos muitos desafios, mas nosso objetivo principal é avançar nos processos de demarcação das terras indígenas, no processo de fiscalização, na garantia de que os povos possam implementar o Plano de Gestão Territorial e Ambiental, para que o território seja entregue aos povos da forma mais adequada, sem invasores e protegido. Em pouco mais de um ano de gestão da presidenta Joenia Wapichana, tivemos muitos avanços, apesar de todas as dificuldades. E vamos seguir empenhados nesse trabalho para avançar ainda mais", afirmou Lucia Alberta.

De acordo com a ministra Sonia Guajajara, existe um mapeamento com todas as terras indígenas e seus processos de demarcação, e o Governo Federal segue atuando para que a temática avance.

O encontro reuniu os povos, organizações e representantes dos Hexkaryana, Xerew, Waiwai, Katwena, Tunayana, Katxuyana, Kahyana, Txikyana, Mînpoyana, Parukwoto, Mawayana, Xowyana, Ingarïne, Okoimoyana, Karafayana e demais povos das TIs Trombetas-Mapuera, Nhamundá-Mapuera, KaxuyanaTunayana e Ararà, situadas entre os estados do Pará, Amazonas e Roraima.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-participa-da-assembleia-dos-povos-indigenas-da-uniao-do-territorio-waiamu-na-ti-kaxuyana-tunayana-em-oriximina-pa
PIB:Amapá/Norte do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Arara
  • TI Nhamundá-Mapuera
  • TI Trombetas/Mapuera
  • TI Kaxuyana-Tunayana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.