Geraldo Alckmin defende exploração de potássio em visita ao Amazonas

Agência Cenarium - https://agenciacenarium.com.br - 01/03/2024
MANAUS (AM) - O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), voltou a defender a exploração de potássio pela empresa Potássio do Brasil em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). A declaração ocorreu durante a visita do chefe de Estado ao Amazonas para participar da 313ª reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) nesta sexta-feira, 1o.

A execução do empreendimento enfrenta resistência desde 2016, quando o Ministério Público Federal (MPF) recomendou a suspensão da autorização preliminar por entender que o povo Mura da região não foi consultado pela empresa. A jazida está a oito quilômetros dos limites da Terra Indígena Jauary, sob processo de demarcação, e da Terra Indígena Paracuhuba, já demarcada.

Alckmin comentou a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que acatou pedido da Potássio do Brasil e derrubou, em fevereiro deste ano, a decisão da Justiça Federal do Amazonas que havia proibido o licenciamento do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para a exploração do minério.

"Havia uma discussão jurídica. O Ibama sempre defendeu quem deveria licenciar era o Ipaam. Finalmente, a Justiça decidiu e, agora, será o Ipaam. Está nas suas boas mãos aí", disse, dirigindo-se ao governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil).


https://agenciacenarium.com.br/geraldo-alckmin-defende-exploracao-de-potassio-em-visita-ao-amazonas/



PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Paracuhuba
  • TI Jauary
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.